segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pastor José Filho se despede da Assembleia de Deus em Acari-RN




Domingo, dia 29 de abril aconteceu na Assembleia de Deus em Acarí o culto de despedida do Pastor José Filho que está de mudança para Floriano no Piauí. Pastor José Filho pastoreava a igreja a 6 anos, e agora será pastor auxiliar na Assembleia de Deus na cidade piauiense. Bacharel em Direito pela UFRN, José Filho agora, também, é funcionário do Superior Tribunal de Justiça do Piauí, cargo conquistado após aprovação em concorrido concurso público.
Em culto cheio de emoção e despedidas o pastor recebeu homenagens, agradecimentos dos membros da igreja. No fim, passou a direção ao Pastor Presidente do Campo, Pr. Dijeso Gomes, que fica na liderança da igreja interinamente até o dia da posso no novo pastor que será o Pr. José Maurício que hoje é o pastor na cidade de Bodó-RN.

Fotos e texto do Site Seridó Gospel














































 




FONTE: Site Seridó Gospel


sábado, 28 de abril de 2012


Pérgamo, a Igreja Casada com o Mundo - Rede Brasil de Comunicação

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 Fone: 3084 1524
LIÇÃO 05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO
INTRODUÇÃO
As cartas enviadas às igrejas da Ásia nos trazem grandes lições e ensinamentos, não apenas no aspecto histórico, mas, principalmente, espiritual. Estudando e meditando nestas cartas, somos motivados a imitar os bons exemplos daquelas igrejas, bem como evitar os mesmos erros que ocorreram nas mesmas. Nesta lição, além de estudarmos o contexto histórico e cultural da cidade de Pérgamo, veremos também a mensagem de Cristo à igreja que havia naquela cidade, tanto os aspectos positivos quando negativos, bem como a promessa de Cristo para os cristãos daquela localidade, que se aplicam a todos os vencedores.
I - IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE
1.1 Nome. O nome Pérgamo no grego significa “casado“. A cidade fora construída sobre uma colina cuja altura chegava a 300 metros acima da região que a circundava, sendo portanto uma fortaleza natural. Era uma cidade sofisticada, centro da cultura e da educação grega com uma biblioteca de aproximadamente 200 mil volumes.
1.2 Geografia. Era uma cidade da província romana da Ásia, na parte ocidental do que hoje é a Turquia. Ela havia sido a antiga capital de Átalo, uma cidade-estado doada ao império romano, em 133 a.C., estava próxima do vale do rio Caico. Tinha considerável importância comercial, política e religiosa. As principais estradas da Ásia ocidental convergiam para aquela cidade. Lá, fabricava-se unguento, vasos e pergaminhos.
1.3 Religião. Pérgamo era a sede de um antigo culto de mágicas babilônicas. Também um importante centro de culto ao imperador, além de se tornar a sede de quatro dos maiores cultos pagãos, a saber: a Zeus, a Atena, a Dionísio e a Asclépio. Por tudo isso, Jesus declara que a igreja habitava onde estava “o trono de Satanás” (Ap 2.13). A palavra “trono” (no grego hodierno, “thronos“), é usado no Novo Testamento como sentido de “trono real” (Lc 1.32,52), ou com o sentido de “tribunal judicial” (cf. Mt 19.28 e Lc 22.30). Alguns estudiosos tentam imaginar literalmente qual seria esse trono, e afirmam que:
1.3.1 Tratava-se da colina que havia por detrás da cidade, com trezentos metros de altura, na qual havia muitos templos e altares;
1.3.2 Tratava-se de um gigantesco altar dedicado a Zeus, construído sobre uma imensa base que estava a duzentos e quarenta metros acima do nível do mar;
1.3.3 Tratava-se de vários templos construídos com o propósito de oficializar o culto ao imperador.
Certamente todos esses lugares trazem consigo uma simbologia muito forte no que diz respeito “ao trono de Satanás”, mas o significado dessa expressão certamente é espiritual, e a palavra trono de (Ap 2.13) aponta para o lugar onde Satanás exercia autoridade como se fosse um rei. Este sempre foi o desejo do Maligno, ter o seu próprio trono “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte“. (Is 14.13).
Essa igreja aprendeu a adaptar-se ao mundo, desfrutando de seus confortos e participando de seus vícios. É bom, porém, lembrar que eles ganharam conforto, mas perderam em espiritualidade (Ap 2.14,15). Traçando um paralelo entre as igrejas da Ásia e a história do cristianismo, poderíamos correlacionar a de Pérgamo com a época da “conversão” do imperador Constantino, que publicou um edito de tolerância, o que pôs fim às perseguições contra a igreja, mas também diminuiu consideravelmente o fervor espiritual de muitos cristãos da época. Houve um casamento entre o santo e o profano, pois, ao mesmo tempo em que o cristianismo se tornou a religião oficial do Império, cultos a deuses pagãos também eram realizados.
II - OS PONTOS POSITIVOS DA IGREJA DE PÉRGAMO
Como podemos perceber, o Senhor Jesus, inicialmente, elogiou o anjo daquela igreja: “…e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé…” (Ap 2.;13). O Senhor ainda faz menção de um Antipas, de quem nada se sabe ao certo, exceto aquilo que se depreende do texto, uma fiel testemunha (Ap 2.13). A palavra grega para “testemunha” é “mártys“.
Inicialmente, esta palavra fora usada para designar todos os que davam testemunho de Cristo (At 1.8), no entanto, com as perseguições romanas passou a ser usado para designar a pessoa que morria por não negar a sua fé em Cristo (Ap 2.13-b). “Antipas, o bispo de Pérgamo, foi colocado dentro de um boi feito de bronze, e a seguir foi aquecido ao rubro. Seu corpo foi literalmente, cozido, na chama abrasadora” (SILVA, 2006. p. 22).
III - OS PONTOS NEGATIVOS DA IGREJA DE PÉRGAMO
Depois dos elogios, o Senhor utilizou a expressão “Mas umas poucas coisas tenho contra ti”, expressão de reprovação, quanto à Pérgamo estava relacionada principalmente à doutrina de Balaão e à doutrina dos Nicolaítas.
Vejamos em que consistiam seus ensinamentos:




3.1 Doutrina de Balaão. Essa doutrina tinha duas vertentes principais, a saber: a idolatria e a prostituição. As suas origens estavam no episódio ocorrido no A.T., quando os filhos de Israel estavam para invadir as campinas de Moabe, que tinha como rei, Balaque (Nm 22.1,2). Este, temendo sobremaneira o povo de Deus, contratou Balaão para amaldiçoar os israelitas (Nm 22.1-7). As intenções de Balaque eram:
  • Ferir o povo e expulsá-lo da terra (Nm 22.6);
  • Conquistar o favor de Balaão mediante pagamento (Nm 22.17);
  • Amaldiçoar o povo de Deus através de sacrifícios a deuses pagãos (Nm 22.41);
  • Insistir com Balaão até que ele o ensinasse a lançar tropeços ao povo (Nm 23.12,13,27);
A princípio, Balaão não satisfez o intento de Balaque e falou o que o Senhor lhe mandara (Nm 2.13-18). Porém, ao ver o prêmio oferecido pelo iníquo rei, o caráter daquele homem não suportou e ele cedeu, ensinando Balaque a lançar tropeços diante do povo de Deus (Nm 31.16). Tais tropeços se manifestaram através do pecado de prostituição, e da idolatria, que causou grande prejuízo entre os israelitas (Nm 25.1-9).
A doutrina de Balaão perpassou os séculos e chegou à época neotestamentária. Tal postura foi adotada pelos falsos mestres que, mercantilistas e avarentos, sem comprometimento algum com Deus e a sua Palavra, perturbavam a igreja primitiva. Eles foram duramente combatidos pelos apóstolos (II Pe 2.15; Jd 11), e pelo próprio Senhor Jesus (Ap 2.14). Ainda hoje existem arautos de Balaão, cujo objetivo é totalmente financeiro e cujos ouvintes estão mergulhados na imoralidade e na idolatria (Rm 16.18; II Tm 3.1-4; II Pe 2.1-3). Mas a recompensa deles não dormita (II Pe 2.4-21; Jd 12,13).
3.2 A doutrina dos Nicolaítas. Não há certeza absoluta quanto à identidade desta seita. Porém alguns estudiosos tentam sugerir esta heresia a Nicolau, prosélito de Antioquia e que foi separado para o diaconato conforme (At 6.5).
Afirmam eles que assim como os doze tiveram um apóstata, assim sucedeu com os sete diáconos, um deles apostatou.
Essa argumentação também não possui respaldo bíblico.
Como já vimos em outra lição, os nicolaítas também perturbavam a igreja de Éfeso (Ap 2.6). Interessante que em Éfeso Jesus falou das obras dos nicolaítas (Ap 2.6), enquanto em Pérgamo o Senhor mencionou a sua doutrina (Ap 2.15). Certamente um ensino perverso, corrupto e lascivo, influenciado pelo gnosticismo, que pregava a malignidade da matéria, chegando à conclusão de que o corpo deveria ser exposto a toda sorte de pecado.
3.3 Exortações. Apesar da perseverança e fidelidade do anjo daquela igreja (Ap 2.13), havia crentes que tinham caído no engodo das doutrinas de Balaão e dos nicolaítas, o que trouxe a idolatria e a imoralidade para o seio daquela igreja (Ap 2.15). Todavia, o Senhor lhes convida ao arrependimento (Ap 2.16). A forma mais eficaz de se combater tais heresias é fazendo uso da Palavra. Por isso, Jesus se apresentou ao anjo desta igreja como “aquele que tem a espada aguda de dois gumes” (Ap 2.12), que é uma referência à Palavra de Deus (Hb 4.12). Portanto, falsos ensinamentos se combatem com a sã doutrina (II Tm 4.2-4; Tt 1.10-16; 2.1; Ap 2.16).
CONCLUSÃO
Era árdua a tarefa do anjo da igreja de Pérgamo, que habitava onde estava o trono de Satanás e onde circulavam duas terríveis heresias acima citadas. Ele, porém, precisava se esforçar para manter a fidelidade ante as pressões externas e combater firme e incansavelmente os falsos ensinos que estavam levando o povo à imoralidade e à idolatria. O quadro era difícil, mas quem vencesse comeria do maná escondido e receberia um novo nome “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Ap 2.17).
REFERÊNCIAS
  • BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD.
  • CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
  • ANDRADE, Claudionor Correia; Os Sete Castiçais de Ouro: A mensagem final de Cristo à Igreja
  • STAMPS, Donald C.; Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.
  • SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse, versículo por versículo. CPAD.
  • ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Compartilhando

Esse final de semana, distribuimos as roupas, os calçados e as outras coisas arrecadadas com a campanha, no Derrubado. Nossa, foi lindo. Como custa pouco fazer alguem feliz: e so dividir o que temos. Doar mesmo. Doar nosso tempo, nossa atenção, nosso esforço, nossos recursos, enfim, nosso amor comprometido. Porque so o amor nos faz sair de casa, se arrastar pela lama, atravessar o rio em um barquinho, dormir no chão, enfim, chorar com os que choram e alegrar os que so esperam. A equipe toda esta de parabens pelo maximo empenho. Paulo, Bia, Nalvinha, Dulcival...cada um fazendo sua parte. Ninguem procurando fama e nem reconhecimento, todos humildademente trabalhando pelo crescimento do Reino. Todos foram abençoados, os que receberam e, principalmente os que deram. Obrigado a todos que contribuiram. Estamos orando por voces. kelem gaspar. 
Fonte:Blog da Missionária Kelem gaspar

Pastor Davi Gomes assumirá AD em Tibau no dia 30

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Nesta segunda, 30, o pastor Davi da Silva Gomes será empossado na Assembleia de Deus em Tibau, campo eclesiástico de Mossoró, supervisionado pelo estimado Pr. Miranda.
Davi da Silva Gomes, nascido em lar cristão, aos 16 anos recebeu a chamada divina, porém só foi enviado ao campo com 22 anos, pelo pastor Raimundo João de Santana.
Recém casado, foi designado para pastorear a cidade de Venha-Ver em 1999, trabalhando por dois anos naquela igreja; depois, por indicação foi para Encanto, atuando por 1 ano e 2 meses. De lá foi para a cidade de Rafael Fernandes, pastoreando ali por 2 anos 8 meses e 10 dias. Sua quarta igreja foi no Vale do Assu, trabalhando em Linda-Flor por 3 anos e 21 dias. 
Atualmente  pastoreia há 4 anos a igreja em Taboleiro Grande.
Pastor Davi recebeu recentemente a convocação para assumir a igreja em Tibau, substituindo o pastor Luiz Nunes, recém empossado em Janduís. Segundo as palavras do Pastor Davi, “Fui designado para ir para cidade de Tibau, nas proximidades de Mossoró; isso muito me alegra por que vejo a mão de Deus sobre a minha vida, apesar de ser um obreiro jovem, mas tenho convicção da chamada de Deus para minha vida, para minha família que me acompanha (esposa e filhas) e estamos entusiasmados, dispostos a fazer pela a obra do Senhor tudo o que for necessário para fazer-la crescer e prosperar”.
Todos estão convidados à participar desta grandiosa cerimônia de posse na AD em Tibau, prestigiando o nobre companheiro Pr. Davi. 

FONTE:O ASSEMBLEIANO

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Evento com Alice Maciel em Currais Novos foi adiado para 11/05


Evento que seria no dia 20 de abril, em Currais Novos agora será no dia 11 de maio e a programação continua a mesma. A cantora Alice Maciel e Banda estarão presentes nas comemorações dos 10 anos do projeto social “Criança no Rumo Certo”.
O evento terá as participações de Aline Araújo e Ministério de Louvor a Serviço do Pai e Banda Novo Tempo. É a partir das 20h na, Av.Teotônio Freire, Bairro Dr. José Bezerra (Promorar).

Fonte: www.seridogospel.com.br

Jornalista Paulo Martins lança revista “Evangelho em Foco”

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A revista Evangelho em Foco, assinada pelo jornalista Paulo Martins, editor dos blogs “Carta de Paulo” e “Interação”, teve seu lançamento no último dia 30 de março em festividade no Templo Sede da Igreja Assembleia de Deus em Mossoró, em solenidade presidida pelo nobre pastor Francisco Cícero de Miranda.
Paulo Martim é bacharel em Comunicação Social, habilitado em Jornalismo, formado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte –UERN.
Fonte: O Assembleiano

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Congresso “Avivamento no Seridó” será realizado em Acarí-RN.

Local:Ginásio de esportes


O Evento “Avivamento no Seridó” será realizado em Acarí sendo uma realização da Igreja Realidade em Cristo e ocorrerá nos dias 20, 21 e 22/04/12.
OREM E PARTICIPEM!