terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cuidando da saúde.

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável: Você pode e você deve
Alimente-se bem: O seu corpo é templo do Espírito Santo
É possível cultivar o hábito mesmo passando a maior parte do dia fora de casa
Gisele Alves

Nos dias atuais as pessoas tem tido cada vez menos tempo para realizar as suas atividades, inclusive se alimentar. Porém, a correria diária não é desculpa para que se venha prejudicar a saúde por isso. O dia a dia não pode ser um motivo do aumento dos níveis de colesterol sanguíneo, triglicerídios, ou do ganho de peso, entre outros malefícios. Vale lembrar que o corpo é o templo do Espírito Santo e precisa de cuidados.

“Afinal, comer fora de casa não é uma razão para abandonar os cuidados com a alimentação. Pelo contrário, é fora de casa que eles se mostram mais necessários”, diz a nutricionista consultora em personal diet Anna Castilho. Para ela, tudo começa na primeira refeição do dia, sendo preciso se conscientizar da importância do café da manhã.

“A pessoa fica muitas horas em jejum durante a noite, então ocorre uma queda no nível de gligose. Até para quem quer emagrecer o café da manhã é essencial. Ele deve ser composto de todos os nutrientes que se precisa. Opte por um suco, uma fruta, queijo de preferência branco e requeijão light no pão integral”, orienta Anna. Segundo ela,devemos sempre dar prioridade para os alimentos integrais pois ajudam no bom funcionamento do intestino, e saciam mais do que os brancos.

No caso do café com leite, prefira o desnatado, que não contém gordura saturada, um grande perigo para o coração. A nutricionista afirma que a história de dizer que não é possível comer de forma correta porque se passa muito tempo fora de casa não é verdadeira. “ Hoje em qualquer padaria se você perguntar por leite desnatado, eles já oferecem”, diz ela citando como uma boa opção para a falta de tempo uma vitamina de frutas, com leite ou iogurte e aveia. Uma fonte de carboidratos, proteínas e fibras. “ Para quem tem a necessidade de mastigar basta enriquecê-la com granola ou pedir também um sanduíche de queijo Minas. Com esta refeição a pessoa terá energia física e bom raciocínio mental ao longo do dia.

No intervalo entre o café e o almoço, não é bom que se fique muitas horas sem comer nada, pois ao chegar na próxima refeição o apetite será muito grande e a tendência será de colocar no prato muito mais do que se precisa.“Leve sempre na bolsa ou pasta um lanche para o trabalho. Se existe uma geladeira no local, ótimo. Se não, procure levar frutas secas ou barrinhas de cerais com frutas, aveia ou castanha que traz uma gordura saudável. Estando atento para evitar o excesso.

A HORA DO ALMOÇO

Muitos são os vilões que se apresentam na hora do almoço. A dúvida já começa no momento em que tem de escolher o melhor local para se alimentar e a tipo de serviço. Fast food, self service, à la carte? Uma boa opção seria mesmo o restaurante self service. Onde o cliente pode colocar em seu prato a quantidade ideal e os alimentos necessários para uma alimentação o mais saudável possível. A nutricionista e personal diet, Anna Castilho, dá as suas dicas para quem optar pelo self-service, também conhecido como restaurantes a quilo ou bufês.

“Cuidado com as saladas já temperadas e misturadas com maionese. Dê preferência para as de hortaliças cruas ou legumes cozidos no vapor. Desconfie dos pratos à base de verduras e legumes de aparência cremosa, como os suflês, crepes e tortas que costumam incluir doses extras de gorduras. No caso dos molhos, troque os de maionese, rose e ceasar por azeite de oliva extra-virgem, limão e ervas, mostarda, iogurte, shoyo light e aceto balsâmico. Ao escolher um grelhado ou carne assada prefira sempre sem o molho”, orienta.

Os peixes costumam ser uma opção que leva benefícios para a saúde. Um estudo divulgado pela Associação Americana de Cardiologia diz que uma alimentação rica em peixes, verduras, nozes e grãos vai ajudar a diminuir a pressão sanguínea. Isso porque o peixe contém ácidos graxos e ômega 3 - um tipo de gordura boa para o organismo. Além disso, o ômega 3 ajuda o cérebro a trabalhar melhor e reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol total. Porém, seu excesso pode ser prejudicial. Os especialistas recomendam um consumo balanceado com cerca de duas refeições por semana à base de peixe. Ao escolher qual consumir opte por pescada, sardinha fresca, atum fresco, linguado, badejo, salmão, merluza e arenque.

A nutricionista chama a atenção para outro detalhe: o couvert: “Manteigas, patês e pães de queijo são perigosos, ricos em calorias e pouco nutritivos. Se possível, dispense-o. Peça uma salada de entrada antes do prato principal ou opte por opções mais lights, por exemplo: palitinho de cenoura, pepino, salsão e erva doce, mussarela de búfala e picles. No caso de ser um self service de sanduíche que se irá se tornar mais rápido do que uma refeição tradicional, prefira os de frango com salada, queijo branco, ricota ou cottage, presunto de peru, blanquet de peru, salsicha de peru ou frango e, se possível, sem maionese e com molhos à parte para que você possa dosar a quantidade. Se for comer um hambúrguer, fique com o simples (pão, carne e queijo, alface e tomate), e dispense a batata frita. Dê preferência ao de chester ou peru, pois são mais saudáveis e menos calóricos. E escolha sucos em vez de refrigerantes”.

Quando o almoço for em um restaurante italiano, a dica da profissional é dispensar os antepastos. “Peça uma salada verde ou vegetais grelhados. Escolha massas simples (espaguete, talharim, rigatoni, fusili, penne) ou com recheios magros, como por exemplo, abóbora, ricota e mussarela de búfala. Peça um molho à primavera (à base de vegetais) ou de tomate fresco (ao sugo) do que os brancos, que levam creme de leite, leite integral, queijo parmesão e manteiga. Evite utilizar o queijo parmesão ralado, pois irá aumentar muito o valor calórico de seu prato; e cuidado com as refeições gratinadas e cremosas à base de catupiry e com os patês”.

E quando não se resiste a uma churrascaria deve se ter bom censo. “É preciso evitar o consumo de carnes gordas como picanha, cupim, contra-filé, cabrito, carneiro, costela, porco e também os embutidos (lingüiça de porco). Se comer alguma destas retire pelo menos a gordura aparente, mas lembre-se que assim mesmo, ela continua gordurosa. Prefira carnes magras como lagarto, alcatra, maminha, filé mignon, frango e peru. Cuidado com os queijos gordos (roquefort, gorgonzola, prato, parmesão, provolone, estepe) e preparações gordurosas com frutos do mar que muitas vezes fazem parte do buffet de salada. Coma mais salada com carnes ao invés de fritas, cebola empanada e banana a milanesa”, ensina. E para finalizar com uma bela sobremesa, Ana deixa uma dica: "Nada melhor do que uma fruta".

Fonte: http://www.elnet.com.br/

“Eu cavava cantando um hino de louvor a Deus”, diz pai que ficou 15 horas soterrado com bebê no RJ | O Verbo

“Eu cavava cantando um hino de louvor a Deus”, diz pai que ficou 15 horas soterrado com bebê no RJ O Verbo