domingo, 5 de fevereiro de 2012

Jornal O Mossoroense: “Martim Alves propõe plano macro de evangelização para a Assembleia de Deus no RN”

regional---pr-martim-alves

Por Luciano Oliveira / Charlles Oliveira
No próximo dia 11 será eleito o novo presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (IEADERN), cargo que está vago desde a renúncia e jubilação do pastor Raimundo João de Santana, em 6 de janeiro passado. Os pastores Ivan Gonçalves, de Santa Cruz, e Martim Alves da Silva, de Mossoró, tiveram seus nomes homologados para concorrer ao pleito, com um colégio eleitoral de 380 obreiros.
A sucessão no âmbito da IEADERN ganha importância porque envolve direto e indiretamente mais de 200 mil congregados no Estado. Somente em Mossoró, o pastor Martim Alves cuida de mais de 30 mil membros congregados à sua igreja, que tem abrangência a outros municípios na região.
A sua plataforma de trabalho é baseada num Plano de Gestão, que propõe, entre outros itens, a elaboração de um plano macro de evangelização para a IEADERN, considerando-se as peculiaridades de cada Campo Eclesiástico, por meio da utilização de todos os recursos disponíveis, até o uso da mídia, com a contratação de programas diários nos principais meios de comunicação (escrito, falado e televisivo) e das redes sociais.
Outra proposta contida no plano de gestão do pastor Martim Alves é a formação acadêmica teológica para todos os obreiros no Estado, tanto por meio das escolas teológicas já existentes nas cidades do interior (descentralização), como por intermédio do fortalecimento do Centro de Educação Teológica da Assembleia de Deus (CETAD), inclusive com a criação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Teologia, a partir de convênios com outras instituições nacionais e estrangeiras.
A assistência social da igreja é outro ponto abordado no documento, pelo pastor Martim Alves. “Lidamos na igreja com a faixa mais carente da população em termos de Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). A grande maioria de nossos templos está localizada nos bairros periféricos das cidades, nos quais a maior parte da população é muito pobre (Classes C, D e E)! Este povo tem carências de tudo, alimentação, médicos, dentistas, ambulatórios e hospitais, medicamentos, assistência social, jurídica, psíquica e orientação educacional. A igreja nestas comunidades é um instrumento moralizador, assistencialista, pacificador e orientador! Uma bênção!”, diz.
Entre as muitas propostas inovadoras, o pastor propõe incentivo à construção de novos templos no interior e na capital, evitando, ao máximo, o pagamento de aluguéis para as congregações/igrejas já consolidadas. E ainda o aprimoramento do Estatuto da IEADERN, alterando alguns aspectos, detalhando ou subtraindo outros, de natureza administrativa, com vistas a permitir melhor adequação à realidade local. “Entre eles, pode-se mencionar, por exemplo, a elaboração de um plano de Cargo e Carreira Ministerial da IEADERN, encurtando prazos, mudando parâmetros etc., não estabelecendo obstáculos artificiais à separação/consagração/ordenação daqueles que possuem chamada ministerial”, reforça Martins Alves, acrescentando a proposta de criação de uma assessoria composta por três ministros, com o objetivo de tratar sobre os valores das ajudas de custo enviadas aos ministros do interior do Estado, os quais dependem completamente da Tesouraria-geral da IEADERN, de forma a assegurar melhores condições de vida daqueles que doam suas vidas pela causa do Evangelho, o mais digno possível.
Natural de Caicó, o pastor Martim Alves da Silva teve uma infância simples, experimentado as vivências de uma criança sertaneja. É evangélico desde 1960, integra o Ministério da IEADERN desde 1974. Pastoreou as Igrejas de São Gabriel da Cachoeira (AM) e no RN nas cidades de Equador, Santana do Matos, Serra do Mel e Mossoró (desde 1993). Graduado em Ciências Jurídicas e Letras pela Universidade do Estado do Rio Gr ande do Norte (Uern) e bacharel em Teologia (ESTEADEB). Doutor Honoris Causa pela Faculdade Teológica da Bahia. Atualmente é o vice-presidente da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (CEMADERN), membro da Diretoria da União de Ministros da Assembleia de Deus no Nordeste (UMADENE) e membro do Conselho de Doutrinas da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Pastor Ivan Gonçalves de Oliveira – Plano de Gestão

pr-ivan

BREVE HISTÓRICO DA VIDA E MINISTÉRIO
Nascimento: 20 de junho de 1955
Naturalidade: Monte Alegre-RN
1968: Conversão
1975: Matrimônio
1978: Primeira Igreja a pastorear – Jundiá de Cima
1978: Curso Teológico ESTEADENE
1980: Consagrado Presbítero
1987: Consagrado Evangelista
1990: Consagrado Pastor
1982-1985: Em Natal-RN dirige as congregações de Nova Cidade, Tirol e Dix-sept Rosado
1985: São Tomé
1986: Araçá
1989: Martins
1990: Goianinha
1993: Santa Cruz
1997: Assú
2002: Ceará Mirim
2010: Nova Cruz
Pastor Ivan, como é conhecido em todo o Estado do RN, é casado com a irmã Maria do Socorro Cavalcante e tem três (03) filhas e três (03) netos. Todos servindo a Deus.
Por onde ele tem passado, tem servido na obra com seriedade, dignidade e simplicidade; sempre preocupado em glorificar o nome do Senhor Jesus.
Unidos em Cristo venceremos (Sl 133).
RAZÕES PARA POSTULAR TÃO GRANDE RESPONSABILIDADE
  • Palavra do Senhor: Deus tem falado e lhe feito promessas. Sapiência de que “Deus pode pegar as coisas que não são, para confundir as que são” (1 Sm 3.10 – Hb 4.12 – 1 Co 1.10);
  • Unidade: A manutenção da unidade no ministério da IEADERN (Sl 133);
  • Oração, Ensino, Evangelização local e Transcultural: Continuarão sendo prioridades da sua ministerial (At 2.42; At 1.8; Mc 16.15);
  • Transparência Administrativa: Clareza em tudo (Fp 4.8);
  • Representar e defender o interesse de todos: Especialmente daqueles que na estratificação sócio-ministerial é um desvalido, anônimo e esquecido pelos homens (defendê-los tem sido sua prática ministérial). (Sl 10.18; 140.12);
  • CEMADERN – Convenção Estadual de Ministros da Assembleia de Deus no RN: Promovê-la dando personalidade jurídica, trabalhando para que seja uma Convenção forte;
  • Jubilação: Tratar com urgência e devida responsabilidade a questão. E o sustento e amparo das viúvas de pastores que dedicaram suas vidas integramente na obra do Senhor (Rm 14.17; Lc 10.7; 1 Tm 5.18).

Servir é o sentimento que Deus tem colocado em nosso coração. Não temos projeto de PODER, de sermos rei e sim, de SERVIR.
Deus despertou em nosso coração (repito) esse desejo. Quero cooperar na Igreja que nasci para a vida eterna (converti-me) e nela fui formado ministerialmente. Todas as consagrações foram pelo saudoso Pastor João Batista da Silva. Com ele aprendi a prática da simplicidade e humildade na liça ministerial.

“NO VOTO SECRETO SOMOS TODOS IGUAIS”.
O Pastor da maior Igreja do Estado em o mesmo valor que o Ministro que está na menor congregação do RN.

FAÇA VALER ESSE VALOR!
No dia 11.02.2012 (sábado)

PRESIDENTE DE HONRA DA IEADERN
Na primeira providência quando foi publicado pela comissão eleitoral a aprovação do registro do nosso nome, buscamos uma palavra de oração do Pastor Raimundo João de Santana que prontamente estendeu suas mãos consagradas e orou por nós de forma lúcida e segura.
Oro para Deus revelar no coração do seu ministro a sua vontade através do voto secreto, na escolha do Pastor que Ele tem separado para servir a igreja no RN nesse momento.

AO MINISTRO EM NATAL (CAPITAL)
Companheiro ministro que compõe o maior colégio eleitoral do ministério da IEADERN, nosso desejo é para que, de mãos dadas, trabalhemos para o engrandecimento do Reino de Deus.
Valorizaremos o potencial de todos. Sabemos que na capital a maior facilidade de acesso para uma melhor qualificação humana. Portanto, entendemos que em Natal tem material humano bem qualificado, homens capazes, tementes a Deus e cheios do Espírito Santo e de fé.
Queremos que Deus nos conceda do vosso meio, os vices-presidentes para esse primeiro momento da gestão. Ore companheiro. Deus conta conosco agora. Amém
Temos lamentado muito ver no nosso meio atitude de parcialidade por parte de quem está no exercício da Presidência da IEADERN. No momento que a imparcialidade deve ser a tônica para garantir o direito de todas as partes, a boa ordem dos trabalhos, o pleito ser imaculado e o nome de Jesus ser glorificado. Porém nem todos sabem se conduzir como um magistrado. Mas, nossa confiança está em Deus e na lucidez de cada ministro desejoso ver prevalecer a vontade de Deus e não do homem.
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2.42)
PALAVRA AO MINISTRO
Ilustre,
Utilizamos o contato pessoal para informar a todos do despertamento de Deus para conosco, nos encorajando com sua graça e nos impulsionando a aceitar o tamanho desafio. De mim mesmo não teria coragem.
Diante das inúmeras dificuldades podemos dizer: “… até aqui nos ajudou o Senhor”.
As tentativas para nos impedir de participar desse processo foram várias, mas Deus nos deu vitória em todas.
Pela graça de Deus não usamos de vãs sutilezas, nem dos cofres da Igreja, não coagimos ninguém. Portanto, estamos de consciência tranqüila diante de Deus e dos homens.
Caríssimo ministro tem chegado a oportunidade para estabelecermos um novo momento em nossas relações; precisamos horizontalizar a nossa prática ministerial (pastor como servo) e não verticalizá-la (como se o pastor fosse um rei).
Por fim, quero contar com sua oração. A minha oração é para que prevaleça a vontade de Deus através do voto secreto (sem a obrigação de declarar a ninguém).
Despeço-me na Paz do Senhor, com um forte abraço fraternal.

Unidos em Cristo venceremos (Sl 133).
Pr. Ivan Gonçalves de Oliveira.
 
“Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor” (At 11.24)
 
Fonte: Tiago S. Gomes, via E-mail