terça-feira, 24 de maio de 2011

Inteligencia Emocional

Esse vídeo é maravilhoso,através dele podemos extrair lições preciosas e nos policiar nas mais diversas situações na vida,principalmente no convívio familiar.
Seja edificado pelo poder da Palavra de Deus.
Um grande abraço e a paz do Senhor Jesus.
Edivina.

O QUE O SENHOR PEDE DE NÓS?

O que o Senhor pede de nós?
Descobrir a resposta para tal questionamento deveria ser um dos principais objetivos de todos os Cristãos.
Certamente todos nós já fizemos esta pergunta: o que o Senhor pede de nós? A Bíblia nos oferece uma série de respostas para tal questionamento, aplicáveis às mais diversas situações e contextos. Entretanto, todas as respostas, por mais diversas que sejam, convergem para um mesmo caminho – a justiça.
No livro de Miquéias observamos através do profeta a resposta da forma mais clara possível: “Ele te declarou, ó homem o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, se não que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 06:08).
Talvez seja importante situar o contexto social da época de Miquéias. Não muito diferente dos dias atuais, a sociedade estava corrompida, a desigualdade social imperava, as riquezas se acumulavam nas mãos dos mais ricos, enquanto os pobres ficavam dia a dia mais pobres. Cada um olhava para as suas próprias preocupações e fazer justiça, ou agir com justiça, não era algo primordial.
Deus alertava àquele povo de que não adiantava fazer sacrifícios suntuosos, ou grandes ofertas e proezas se permanecessem naquela condição. Deus não estava interessado em demonstrações dramáticas de devoção que não refletiam o interior do coração. O que Ele esperava daquele povo é o mesmo que espera de nós hoje.
Para agir com justiça precisamos ser sensíveis ao outro; ver além das nossas próprias necessidades. Precisamos amar ao próximo. Amando ao próximo como a nós mesmos (Marcos 12:31), podemos superar algumas questões enraizadas em nossa sociedade. A pobreza e a desigualdade são frutos de um contexto social, político e econômico desfavoráveis. No entanto, nós, enquanto Igreja do Senhor, podemos contribuir para mudar a realidade que nos cerca. Realidade esta que, por vezes, passa despercebida diante de olhares não tão atentos e, assim, acabamos nos acostumando com situações ou realidades que ferem a dignidade humana simplesmente porque não estamos sensíveis ao nosso próximo.
Pode ser algo utópico imaginar uma sociedade em que todos pratiquem a justiça e amem a bondade. Contudo, é perfeitamente possível pensarmos em uma igreja que pratica a justiça e ama a benignidade, buscando andar humildemente em obediência ao seu Deus. Enquanto cristãos devemos olhar e seguir o exemplo de Cristo.
Em diversas passagens bíblicas nos deparamos com um Cristo sensível às necessidades dos outros, um Cristo que via além do que todos viam ou, ainda, percebia o que ninguém percebia. Uma multidão carente, desejosa por ouvir as suas palavras, era o que ele precisava para anunciar as boas novas de salvação. Mas Ele não se conformava apenas em falar do evangelho, era preciso ir além. Alimentar multidões famintas não apenas da Palavra de Deus. Curar feridas não apenas da alma. Ele se fez sensível ao próximo, o amou e agiu com justiça. A Bíblia nos garante: “O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra.” (Provérbios 21:21); resta-nos agora fazer a nossa parte.
Mikaely Dias
Mikaely Dias é Assistente Social, pós-graduada em Direitos Sociais e competências profissionais. É membro do grupo Resgate e da Assembléia de Deus em Candelária desde 2010.

Reflexões Evangélicas: Casa dividida

Reflexões Evangélicas: Casa dividida: "“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida cont..."