sexta-feira, 14 de junho de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista da CPAD

AULA EM 16 DE JUNHO DE 2013 – LIÇÃO 11
(Revista: CPAD)

Tema: “A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL”
  
Texto Áureo: Dt 31.12
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a) nesta lição procure estimular os jovens e adultos a frequentarem sempre a Escola Dominical.
- “mais eficazes de evangelização”, a Escola Dominical colabora na evangelização ensinando os novos convertidos a firmarem seus passos na rocha, dessa forma os que se converterem terão mais chances de ficarem na presença de Deus do que os que não frequentarem a EBD. Existem também muitas Escolas Dominicais que atraem crianças filhos de pais não crentes e que por seus filhos passam a frequentar a igreja.
__________________________________________
1. A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
                                        
1. Raízes bíblicas da Escola Dominical.
- “suas raízes”, as raízes aqui mencionadas são as ordens de Deus para que houvesse ensino da Palavra.
- “durante e após o cativeiro”, durante o cativeiro babilônico surgiu as sinagogas que se espalharam pela nação e fora da nação de Israel, era um local para estudo das Escrituras Sagradas, geralmente as reuniões eram aos sábados.
- Após a ressurreição do Senhor, os primeiros cristãos realizavam as reuniões principais para adoração e estudo da Palavra no domingo, devido ao fato de Cristo ter ressuscitado neste dia, passaram a chamá-lo de “O dia do Senhor” Apocalipse 1.10.
2. A origem da escola dominical.
- “perambulavam pelas ruas”, nota-se aqui que a Escola Dominical nasceu de uma necessidade real. Ainda hoje essa necessidade existe, até mesmo nas igrejas evangélicas.
- No projeto inicial era ensinado principalmente as matérias seculares e como acréscimo as professoras passaram a ensinar a Palavra de Deus. No nosso país a educação é muito defasada e a Escola Dominical poderia atuar nessa área colocando como um acréscimo o estudo secular, com explicadores e aulas de reforço e etc.
- “Robert e Sarah Kalley”, esse casal de missionários fundaram além da EBD, a igreja Congregacional, que foi primeira denominação evangélica fundada aqui. Eles usaram a Escola Dominical como principal estratégia de evangelismo.
- Existe notícia de uma escola dominical fundada por volta de 1836 por Justin Spaulding, missionário metodista, mas ela encerrou as atividades em 1841, devido a problemas financeiros.
3. O que é Escola Dominical.
- “forma acessível”, está ao alcance de todos, isso porque não tem fins lucrativos e os professores que ensinam o fazem voluntariamente. Por isso ela é totalmente gratuita.
- “a não ser a alegria”, esse é o melhor pagamento que um professor pode receber, esse pagamento sempre estará na conta do professor, nunca faltará. Professores que lecionam por outros motivos, por vaidade, ou por soberba, nem sempre terão seus pagamentos, nem sempre seus egos serão atendidos.
2. FINALIDADES DA ESCOLA DOMINICAL
           1. Auxiliar no ensino das Escrituras.
            - “ensino bíblico sistemático”, é o ensino que obedece a um sistema. Com conteúdos específicos, as matérias de teologia sistemática são: cristologia, teologia, hamatiologia, pneumatologia entre outras.
- “amem comunicar”, ser professor de Escola Dominical, não dá nenhum retorno financeiro, nem possibilita galgar cargos ministeriais. É preciso amar essa obra para fazê-la sem se desaminar no caminho.
- “a família é beneficiada”, quando os filhos frequentam a EBD eles tem muitos mais chances de construir seu futuro na igreja, dessa forma eles não serão aliciados pelas drogas, nem pelo tráfico, nem por assaltantes, nem por nenhuma prática obscura. Com toda as mazelas da nosso sociedade atual, o melhor lugar para nossos filho é na Escola Dominical.
2. Auxilia na evangelização.
- “levar convites aos descrentes”, os alunos receberiam os convites no domingo e entregariam durante a semana.
- “culto vespertino”, vespertino significa “ao anoitecer”, aqui se refere ao culto do domingo a noite.
- “gincana”, é um sistema de provas com disputa de grupos, nesse caso a igreja deveria anunciar uma premiação para o grupo que mais pontuar. Uma das provas seria trazer visitantes não crentes, onde pontuaria a classe ou grupo que trouxesse mais visitantes.
- Essas iniciativas animaria o coração de muitos jovens e crianças na Escola Dominical. E faria da Escola Dominical um lugar agradável e prazeroso.
3. Auxiliar no discipulado.
- “discípulos”, o discípulo é que segue os passos de um mestre, assim fazer discípulos nos torna responsáveis pelos que aprendem aos nossos pés, por isso ser discípulador é diferente de ser professor. O discípulador se preocupa com o aluno, visita, telefona e acompanha o crescimento espiritual dele.
- “insubstituível papel”, nenhum outro evento consegue preparar melhor alguém para a vida espiritual do que a EBD. Professor denuncie que existem igrejas onde não existem Escola Dominical, em outras a EBD tem apenas uma hora. PROFESSOR(A) SOLTE O VERBO!
- O maior discipulado que alguém pode ter é nas experiências na vida com Deus, mas a Escola Dominical é um grande auxílio nessa área.
________________________________________
3. A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMÍLIA
1. As crianças são bem instruídas.
- “definida até os sete”, nessa faixa de idade a criança obedece aos pais por instinto, por isso os pais devem levá-la à EBD, independente de sua vontade.
- “não se desviará dele”, essa promessa é importantíssima para o mundo de hoje, pois o inimigo acabado com a vida de muitos jovens, nos vícios, prostituição e no tráfico. Podemos adaptar a seguinte frase: “Pais que levam os filhos na EBD não vão buscá-lo mais tarde na delegacia.”
2. A juventude prevenida contra o pecado.
- “aqui são alertados”, esse alerta é importantíssimo, pois na escola secular, nas festas com os amigos, etc, esses mesmos jovens receberão convites para a prática do erro, nesses momentos eles se lembrarão de coisas que foram dites na EBD.
- Comente que o filho pródigo Lucas 15.17 se lembrou da casa do pai, porque tinha algo para ser lembrado, que possamos apresentar a casa do Pai para nossas crianças hoje na Escola Dominical, para que quando eles crescerem, caso se desviem, possam ter algo para se lembrar da casa do Pai.
- “observando-o conforme a tua palavra”, é julgar os próprios atos tendo as Escrituras como parâmetro, infelizmente em nosso país os jovens lêem muito pouco e é a EBD que passa o conteúdo bíblico para os jovens. Muitos crentes são pais negligentes que não estimulam seus filhos a frequentarem a Escola Dominical, e como a lei da semeadura não falha, no futuro eles colherão o que estão plantando.
3. Os adultos frutificam.
- “seu caráter cristão”, o caráter é a parte da personalidade que sofre alteração com o passar do tempo, ele sempre está se moldado às novas convicções e a situações, a Escola Dominical ajuda moldar o caráter das pessoas. Uma pessoa não enterra o velho homem no exato momento em que aceita a Jesus, ele o fará gradativamente conforme vai aprendendo sobre o amor de Deus, a obra de Cristo e a pessoa do Espírito Santo. Isso é moldar o caráter pela Palavra ministrada na EBD.
- “em seu dia a dia”, a leitura da Bíblia e a prática da vida cristã não podem ficar relegadas somente às igrejas, devemos ler e praticar a Palavra em casa, no trabalho e na vizinhança. A EBD é o grande estimulante para isso. Professor(a) nesse momento você pode apresentar a parte da revista chamada “Leitura Diária”.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “efeito tão benéfico”, na EBD os jovens não vão aprender que o homem veio do macaco, nem vão receber camisinhas para terem sexo seguro, nem vão ser motivos de chacota ao declararem sua fé em Jesus, vão aprender a valorizar a virgindade, o trabalho, os pais e o amor.
- “pessoas que se tornaram úteis”, o caso mais conhecido é o do Ministro Joaquim Barbosa presidente do Supremo Tribunal Federal. Existem casos de grandes homens de Deus da nossa atualidade que frequentaram a EBD: Silas Malafaia, Marco Feliciano, entre outros.
- Prepare perguntas para os alunos, isso ajuda muito a interação.
- Convide-os a orar pela EBD.
Marcos André – Superintendente e professor

Pastor José Wellington Bezerra da Costa - Presidente da CGADB: 10º Encontro com Surdos e Interpretes - AD Belenzi...

Pastor José Wellington Bezerra da Costa - Presidente da CGADB: 10º Encontro com Surdos e Interpretes - AD Belenzi...: Evento acontece em 13 de Julho durante todo o dia O departamento "Mãos Consagradas" de nossa Igreja, Assembleia de Deus em...