domingo, 21 de agosto de 2011


Deus convoca seu povo para por a casa em ordem


Vivemos tempos difíceis, um tempo em que Deus está separando um povo; Um tempo em que podemos afirmar com toda segurança o verso bíblico de 1Corintios 10.12 que diz: Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! 

Jesus está às portas e, mais do que nunca se faz necessário rever nossos conceitos, rever nossos valores, pois no transporte para a Jerusalém Celestial o lugar é individual e sem espaço para caronas. Daí nada mais oportuno do que rever algumas convocações que Deus fez a seu povo para por a casa em ordem enquanto é tempo. 

Noé, ordena sua casa 
“Pela fé Noé divinamente instruído acerca dos acontecimentos que ainda não se viam e sendo tementes a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” (Hebreus 11:7) 

Abraão ordena a seus filhos 
“Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor, e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.” (Gên. 18:19)

“... Eu sou o DEUS TODO PODEROSO; Anda na minha presença, e sê perfeito.”(Gênesis 17:1)

Josué exorta o povo e faz a escolha 
“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, ESCOLHEI HOJE A QUE SIRVAIS... EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.” (Josué 24:15) 

Davi dá o modelo divino para Salomão
“Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios do pensamento. Se O buscares, Ele deixará achar-se por ti, se O deixares, Ele te rejeitará para sempre.” (I Crônicas 28:9) 

“Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a instrução de tua mãe. Ata-os perpetuamente ao teu coração, pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará, quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada e a instrução luz, e as repreensões da disciplina são o caminho da vida.” (Pv. 6:20-23) 

Jacó 
“Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: “Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, PURIFICAI-VOS, E MUDAI AS VOSSAS VESTES.” (Gênesis 35:2)

Josias 
“E também os adivinhos e os feiticeiros, e os serafins, e os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor. II (Reis 23:24) 

Veja a advertência do próprio Deus em Mateus 24.37-46 em diante: 

Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem. 

Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado. Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada. "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam. "Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido? 

Feliz o servo a quem seu Senhor encontrar fazendo assim quando voltar. 

Qualquer semelhança não é mera coincidência! 

Graça e Paz 

Lidiomar T. Granatti