sábado, 28 de julho de 2012
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Pb.Ildeci Fernandes
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quinta-feira, 26 de julho de 2012
O CRENTE E O CAPITALISMO PARASITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DÍVIDAS
“Sem meias palavras, o capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. Mas não pode fazer isso sem prejudicar o hospedeiro, destruindo assim, cedo ou tarde, as condições de sua prosperidade ou mesmo de sua sobrevivência.”
“Não adie a realização do seu desejo [...]. Desfrute agora e pague depois! Com o cartão de crédito você está livre para administrar sua satisfação, para obter as coisas quando desejar, não quando ganhar o suficiente para obtê-las. [...] Esta era a promessa, só que ela incluía uma cláusula difícil de decifrar, mas fácil de adivinhar, depois de um momento de reflexão: dizia que todo ‘depois’, cedo ou tarde, se transformará em ‘agora’. [...] Não pensar no depois significa, como sempre, acumular problemas.”
“O que nenhuma publicidade declarava abertamente, deixando a verdade a cargo das mais sinistras premonições dos devedores, era que os bancos credores realmente não queriam que seus devedores pagassem suas dívidas. Se eles pagassem com diligência os seus débitos, não seriam mais devedores. [...] O cliente que paga prontamente o dinheiro que pediu emprestado é o pesadelo dos credores. [...] Para eles, o ‘devedor ideal’ é aquele que jamais paga integralmente suas dívidas.”
“Resumindo: a atual ‘contração do crédito’ não é resultado do insucesso dos bancos. Ao contrário, é o fruto, plenamente previsível, embora não previsto, de seu extraordinário sucesso. Sucesso ao transformar uma enorme maioria de homens, mulheres, velhos e jovens numa raça de devedores. Alcançaram seu objetivo: uma raça de devedores eternos e a autoperpetuação do ‘estar endividado’, à medida que fazer mais dívidas é visto como o único instrumento verdadeiro de salvação das dívidas já contraídas.”
"Hoje, ingressar nessa condição é mais fácil do que nunca antes na história da humanidade, assim como escapar dessa condição jamais foi tão difícil. Todos os que podiam se transformar em devedores e milhões de outros que não podiam e não deviam ser induzidos a pedir empréstimos já foram fisgados e seduzidos para fazer dívidas."
“Se o Estado assistencial hoje vê seus recursos minguarem, cai aos pedaços ou é desmantelado de forma deliberada, é porque as fontes de lucro do capitalismo se deslocaram ou foram deslocadas da exploração da mão de obra operária para a exploração dos consumidores. E também porque os pobres, despojados dos recursos necessários para responder às seduções dos mercados de consumo, precisam de dinheiro – não dos tipos de serviço oferecidos pelo Estado assistencial – para se tornarem úteis segundo a concepção capitalista de ‘utilidade’.”
Todas as frases acima são de Zygmunt Bauman, e foram extraídas do primeiro capítulo do seu livro Capitalismo Parasitário.
Sim, o capitalismo selvagem se alimenta de consumidores e devedores. “Rolar” a dívida é o produto “filé” dos cartões de crédito e dos empréstimos bancários, e não são poucos os crentes que se tornaram hospedeiros neste sistema parasitário.
As dívidas tiram a paz, provocam insônia, causam ansiedade e até desestabilizam famílias e casamentos. Contrair dívidas é algo que deveria ser evitado. O ideal é economizar para comprar, adiar a satisfação do ter, principalmente quando o objeto da possessão é algo supérfluo.
Há um texto bíblico que deveria ser observado e praticado, pois com certeza livraria os filhos de Deus do engano e das armadilhas do endividamento desnecessário:
“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Rm 13.8)
Um dos grandes fatores de endividamento do crente é a influência negativa de uma sociedade onde o “parecer que é” e o “parecer que tem” norteia os relacionamentos. A aparência, e não a essência é o que vale.
Somos a todo o momento bombardeados pelas propagandas e pelas grandes estratégias de marketing. O capitalismo selvagem não sobrevive sem compradores e devedores. Por isso, tentam nos convencer que os móveis, o carro, as roupas, a casa, o estilo de vida simples que levamos, tudo em nós é ultrapassado, precisa ser trocado.
Os bancos e as operadoras de cartões de crédito nos oferecem limites muito acima de nossa renda mensal. O objetivo é nos levar a entrar no cheque especial e no pagamento parcial das dívidas. Como já falado aqui, o capitalismo selvagem sobrevive de eternos devedores. Ele tentará nos oferecer tudo, todas as vantagens, todas as facilidades, para depois tirar tudo de nós, e ainda nos deixar devendo.
Sugiro a leitura do livro aqui citado, e acima de tudo, oro por uma tomada de consciência cristã que promova a libertação das dívidas parasitárias, e a superação do desejo da satisfação imediata, quando este pode ser inteligentemente e prudentemente adiado.
Postado por ALTAIR GERMANO
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Pb.Ildeci Fernandes
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sexta-feira, 20 de julho de 2012
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A Segunda Vinda de Cristo O Novo Testamento apresenta vasta cópia de previsões da Segunda Vinda de Cristo: cerca de 300 referências têm sido verificadas. A matéria tem dado margens ás mais variadas interpretações, oriundas em grande parte da tentativa de se entrosar as diferentes previsões umas com as outras como se fossem peças de um quebra-cabeça, e assim preparar unta espécie de catálogo bíblico do porvir, uma narrativa histórica escrita com antecipação. Examinando o Novo Testamento, verificamos que intenção divina das profecias é outra. Ao falar de sua volta, Jesus frisava: “Vigiai! Porque não sabeis o dia nem a hora…” Seu intuito era o de incutir em seus discípulos a vigilância, para que fossem “semelhantes a homens que esperam” a volta do seu senhor (Lc 12:36). Nesse caso, para que tantos pormenores nas previsões? Os cristãos deveriam lembrar as informações que seu Mostre lhes confiava, para que, quando vissem acontece essas cousas, soubessem que estava próximo o reino de Dessa (Lc 21:31). As profecias não constituíam história escrita com antecedência, como que para satisfazer as curiosidades, e sim, motivo de estimulo à vigilância e confirmação da fé por ocasião de seu cumprimento. Observado isso, vejamos o que realmente sabemos da futura vinda de Cristo. a) Como e quando se dará sua Vinda? 1) Será pessoal, “como o vistes subir” (At 1:11); 2) Será visível e inconfundível (Mt 24:20,47; Ap 1:7); 3) Será repentina e inesperada (Mt 24:36-44; Lc 21:34; 1Co 15:52); 4) Poderá dar-se muito breve (Mt 24:42,44; 25:13; Ap 22:20). b) A que virá Cristo? 1) Paras separação dos homens (Mt 24:40-41). Sua primeira vinda trouxe divisão (Lc 12:51) e sua segunda vinda concretizará e efetivará essa separação; 2) Para a ressurreição dos mortos (Jo 5:28-29; Jo 6:39-40,44; 1Co 15; 1Ts 4.13-17; Ap 20.13); 3) Para a reunião dos seus consigo no arrebatamento (1Ts 4.17; 2Ts 2.1); 4) Para a transformação dos seus (1Co 15.50-54) à sua própria semelhança (1Jo 3.2; Fp 3.20-21); 5) Para a permanência dos seus consigo para sempre (1Ts 4.17b) e o estabelecimento do Seu Reino (Ap 20.1-7; Is 11); 6) Para o julgamento de todos, tanto dos remidos como dos condenados, de acordo com suas obras (Mt 25.31-46): aqueles para o galardão (1Co 3.10-15; Rm 14.10,12; 2Co 5.9,10); e estes. Para a execução da sentença já lavrada (Jo 3.18; 2Ts 2.12; Ap 20.11-15); 7) Para a destruição das cousas ora existentes e o estabelecimento de novos céus e nova terra (2Pe 3.10-13; Ap 21.22); Para que, finalmente, “Deus seja tudo em todos” (1Co 15.28). Autor: Bíblia Vida Nova |
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Pb.Ildeci Fernandes
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quarta-feira, 11 de julho de 2012
REFORMA NA CONGREGAÇÃO DO BAIRRO PETROPOLIS
Após trinta dias de oração em prol da restauração da Congregação no bairro Petropolis,o Pr. José Maurício deu início a reforma tão desejada por todos que fazem a Assembleia de Deus em Acari.A igreja se empenhou orando e contribuindo para que isso acontecesse.Agora os irmãos estão empenhados na obra restauradora,usando o tempo disponível para dar sua parcela de contribuição naquele lugar que Deus estabeleceu para ser ponto de pregação da Sua Palavra que é poder para salvação de todo aquele que crer.
Estamos apresentando registros fotográficos de alguns momentos da reforma e o empenho dos irmãos que se envolveram nessa obra abençoada.Logo que concluida iremos postar as fotos para honra e glória do Senhor Jesus.
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EDIVINA ESPINOLA FERNANDES
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terça-feira, 3 de julho de 2012
Censo aponta que Assembleia de Deus é a denominação evangélica que mais cresce no Brasil
Os números sobre a igreja evangélica brasileira tem sido um dos maiores destaques entre os dados do Censo, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE. Além do grande crescimento do número de evangélicos no país, a pesquisa mostra que a Assembleia de Deus é a igreja que mais cresceu no Brasil entre 2000 e 2010, passando de 8,4 milhões de membros para 12,3 milhões, segundo a agência O Globo.
De acordo com o levantamento, entre os brasileiros que se declararam evangélicos em 2010, os de origem pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Nova Vida, entre outras) representavam 60% ou 10,4% da população. Enquanto os de missão (luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, etc.) são 18,5% ou 4,1% dos brasileiros.
A Assembleia de Deus foi fundada em 1911 por missionários suecos que desembarcaram em Belém (PA) e os dados mostram que apesar de estar dividida em diversos ministérios, marca seus 101 anos como a maior denominação evangélica do país.
Cláudio Dutra Crespo, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, explicou que as igrejas pentecostais foram as que mais impulsionaram o crescimento do número de evangélicos no país, enquanto as igrejas de missão, também conhecidas como históricas, tiveram o crescimento estagnado no período.
- O crescimento dos evangélicos foi impulsionado, principalmente, pelas igrejas pentecostais. As de missão pararam de crescer – explica.
Fonte: Gospel+
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Pb.Ildeci Fernandes
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sexta-feira, 29 de junho de 2012
NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES. Subsídio para Lição Bíblica - 3º Trimestre 2012
“Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16.33)
Vocabulário português-grego
Tenhais: échete
Paz: eirénen
Mundo: kósmos
Tereis: échete
Aflições: thlípsin
Tende bom ânimo: thapseíte
Venci: neníkeka
INTRODUÇÃO
As aflições na vida do cristão fiel é uma realidade da qual não é possível fugir. Fico pasmo com o falso evangelho da comodidade, da vida fácil, da vitória financeira, da vitória em tudo, da saúde plena, da ausência de lutas, do se dar bem em tudo.
O sofrimento, a tribulação, a angústia, a dor, a morte é consequência natural de um viver que se opõe ao pecado e ao sistema caído.
A INEVITÁVEL PERSEGUIÇÃO NO ENSINO DE JESUS
Jesus deixou claro sobre a perseguição na vida dos seus discípulos:
Quando, pois, vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do Homem. (Mt 10.23)
Mas, antes de todas essas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por amor do meu nome. (Lc 21.12)
Lembrai-vos da palavra que vos disse: não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa. (Jo 15.20)
A perseguição pode acontecer no âmbito familiar, escolar, acadêmico, religioso, político, eclesiástico, etc.
A perseguição pode vir de fora (não-crentes) ou de dentro (crentes).
A perseguição pode ser intensa ou esporádica. Pode ser leve ou forte.
A ausência de perseguição pode ser decorrente de um curto período de relativa paz, ou da nossa conivência com o erro, da nossa conformidade com os modelos de sistemas caídos.
No campo político, aqui no Brasil, não é o regime democrático a principal razão de certa ausência de perseguição contra os evangélicos, mas as alianças vergonhosas de algumas lideranças evangélicas com alguns políticos corruptos (não cabe aqui generalizações).
Outro fator que atenua ou extingue a perseguição no contexto evangélico brasileiro é o silêncio da voz profética da igreja. Diante da corrupção vergonhosa em nosso país, da imoralidade em todos os níveis e formas, da banalização do divórcio, da perda dos referenciais bíblicos de família e casamento, da plena secularização da educação, há uma omissão preocupante, geralmente associada com a postura do não querer problema com ninguém (principalmente com os governantes), ou da própria fraqueza moral da igreja que cada vez mais relativiza os princípios da Palavra, fechando os olhos para os escândalos internos grotescos, ou deixando sem disciplina os protagonistas dos mesmos. Onde a moral falta, a voz profética silencia.
Nos ambientes familiares, escolares, acadêmicos e profissionais a realidade se repete. A ausência de perseguição é geralmente decorrente da falta de testemunho, da adequação aos baixos padrões de vida, do pluralismo religioso, do secularismo, do liberalismo teológico, do relativismo ético e moral, e de outras mazelas da pós-modernidade.
Dessa maneira, a falta de perseguição pode ser um fator preocupante, um sintoma de que o testemunho cristão perdeu o seu vigor.
A REALIDADE DAS AFLIÇÕES NOS ESCRITOS DE PAULO
A realidade das aflições na vida do crente norteou boa parte do ensino de Paulo, buscando com isso estimular os seus leitores no enfrentamento das adversidades da vida, no jornadear de uma vida cristã onde a tribulação, o sofrimento, a dor e morte eram uma possibilidade constante, mas que abria a porta para uma eternidade em glória:
E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus. (At 14.21-22)
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. (Rm 8.18)
Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. (2 Co 4.16-18)
Não apenas em suas declarações e ensino, mas acima de tudo em sua vida, o sofrimento e a possibilidade das aflições estiveram bem presentes.
A REALIDADE DAS AFLIÇÕES NOS ESCRITOS DE PEDRO
Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe a sua alma, como ao fiel Criador, fazendo o bem. (1 Pe 4.12-19)
Pedro nos deixa claro que a presença das aflições na vida do crente deve se relacionar com o fato de fazer a vontade de Deus. Há muitos crentes que sofrem por falta de sabedoria, ou por viverem fora da vontade de Deus:
Porque que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, (1 Pe 2.20-21)
Que possamos entender a inevitabilidade das aflições e sua ação pedagógica em nós. Com elas agradamos a Deus, e nelas o seu nome é glorificado.
Americana-SP, 28/06/2012
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EDIVINA ESPINOLA FERNANDES
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EVANGÉLICOS agora contabilizam 22,2 % da população brasileira segundo o Censo
Com mais 16 milhões de fiéis em 10 anos, evangélicos são 22,2% dos brasileiros
Os evangélicos foram o segmento religioso que mais cresceu no Brasil no período entre os censos de 2000 e 2010. Segundo os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, em 2000, os evangélicos representavam 15,4% da população. Em 2010, com um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas (de 26,2 milhões para 42,3 milhões), chegaram a 22,2%. Em 1991, este percentual era de 9,0% e em 1980, 6,6%.
De acordo com o Censo, a proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora permaneça majoritária. Em paralelo, consolidou-se o crescimento da população evangélica. A pesquisa indica também o aumento do total de espíritas, dos que se declararam sem religião, ainda que em ritmo inferior ao da década anterior, e do conjunto pertencente às outras religiões.
Dentro do crescimento de 15,4% para 22,2% do números de evangélicos, os pentecostais foram os que mais cresceram: passaram de 10,4% em 2000 para 13,3% em 2010. Também foi observado aumento expressivo do segmento da população que apenas respondeu ser evangélica, não se declarando como de missão ou de origem pentecostal: de 1% para 4,8%. Já a parcela da população que se declarou evangélica de missão teve ligeira redução proporcional, caracterizando estabilidade em sua participação relativa no total da população: de 4,1% para 4,0%.No questionário feito pelo Censo 2010, os evangélicos foram divididos entre evangélicos de missão - luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, congregacionais, adventistas etc. -, evangélicos pentecostais - Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Universal do Reino de Deus, Maranata, Nova Vida, entre outras - e igrejas evangélicas não determinadas.
Ainda segundo os dados do Censo 2010, os evangélicos tem perfil jovem. Os pentecostais eram mais jovens, com uma idade média de 27 anos e os de missão, 29 anos. A maioria dos evangélicos também se identificou como de cores parda (45,7%) e branca (44,6%).
Fonte: IG
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EDIVINA ESPINOLA FERNANDES
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